Se você foi homologado pela sua universidade, pode começar a comemorar mais uma etapa vencida. Depois disso, é a vez da Homologação do CNPQ.
Essa peneira já é um pouquinho mais rigorosa. Também checa se sua documentação está correta, se seu curso se encaixa com os que eles tem disponíveis e somente depois eles vão para os critérios de desempate ( retirado do edital n° 168/2013):
Só tem como saber se foi homologado pelo CNPQ quando você recebe um email do Cnpq, da Capes ou do parceiro do seu país de escolha, que são as organização que trabalham juntamente com o programa Csf ( vai rolar um post sobre isso) . Não adianta chorar, ligar, mandar pombo correio porque não tem como saber antes através de lugar nenhum e também não existe um prazo certo nem hora certa.
Então só resta abrir seu email 3648264732 vezes por dia, olhar na caixa de spam 4638264 vezes até receber o email.
Depois que o grande dia chegar, aquele em que você recebeu o seu lindo e inacreditável email, nele ira conter um link com usuário e senha próprio pra você ter acesso a uma página que você deverá incluir algumas informações suas e uma série de documentos em PDF que deverão ser enviados:
- Histórico Escolar original carimbado pela sua universidade
- Histórico Escolar em inglês ou Francês ( no caso do Canadá) : Não necessariamente precisa ser juramentado, mas se você quiser traduzir com alguém essa pessoa tem que ter autorização para isso ou você mesmo pode traduzir, mas a faculdade ( no meu caso o setor de RI) tem que carimbar.
- Resultado do exame de proficiência em inglês ou Francês
- Cópia do seu passaporte- Se ele ainda não estiver pronto você pode enviar o comprovante.
Escolha das universidades
Nessa etapa você também escolhe 3 instituições por ordem de importância pras quais deseja se candidatar.
Sugiro que enquanto você aguarda esse tão esperado email já faça sua pesquisa, pois é o que vai literalmente decidir seu futuro. Mesmo que seja trabalhoso, pesquise todas as universidades que possuam seu curso, localização, nota do exame de proficiência, a grade do curso que você pretende fazer e muitaaaas outras coisas pra que depois não se arrependa.
Sério mesmo, não deixe pra escolher na última hora, tudo bem que o pessoal do CBIE faz de tudo, eu disse tudo, pra que você seja alocado na universidade que escolheu ( eles são demais
), mas você precisa ter algum discernimento nas suas escolhas, por exemplo: se sua nota no exame de proficiência não foi tão alta, não adianta escolher uma universidade que exija bem acima do que você tirou, vai ter sido apenas uma opção a menos pra você.

Não quero que o post fique muito grande, por isso vou terminar por aqui e no próximo vou falar sobre o aceite na faculdade, a última etapa.