O que falar dessa comida que conheço a pouco tempo, mas já considero tanto?
Ooi galera,
Hoje vou falar sobre um prato bem popular aqui no Canadá que eu já tive o prazer de experimentar e tenho certeza que ainda vou saborear muitas outras vezes antes de voltar pro Brasil hahahaha
O local exato em que o poutine foi criado é meio incerto. Há quem diga que a invenção ocorreu em Victoriaville e outros afirmam ter sido em Drummondville. Porém o que é realmente correto e que ninguém discute é que o Poutine nasceu no interior de Quebec na década de 1950.
Já em relação à invenção do prato a história mais contada é que o poutine venho de um restaurante chamado antigamente de "Le Lutin rit qui", onde em 1957, um cliente chamado Eddy Lainesse teria pedido para proprietário Fernande Lachance misturar o queijo coalho com batatas fritas.
![]() |
certificado do restaurante Le Roy Juceo |
O Poutine foi antes conhecido como 50-50: 50% batata frita 50% queijo e depois o gravy (molho de carne foi adicionado) foi adicionado .
Aparentemente esse parece ser até um prato de fast-food bem típico e gorduroso né? Mas depois que ganhou fama pelo Canadá mais "sabores" foram adicionados e antes, a receita inicial que era batata frita, queijo e gravy ganhou novas formas e hoje existem mais de 20 opções diferentes de Poutine e o segredo está no modo como é preparado:
A batata frita deve ser cortada a mão e frita na hora em banha opra e não em óleo vegetal.
O queijo deve ser o coalhado. Em Quebec, tradicionalmente, o queijo é o Frommage Beaucronne do dia que possui 47% de umidade.
O Molho normalmente é o de carne de boi (gravy), mas atualmente existem molhos que vão desde molho de porco à vegetariano.
Mas agora voltando pra PEI, em algum dia desses andando pela cidade me deparei com o Hunter's, um pub bem legal em downtown com show ao vivo, games e tudo mais. Mas, o melhor de tudo é que aos domingos depois das 21:00hrs o Poutine é metade do preço
Não podia ser melhor

![]() |
Pulled pork putine |
![]() |
Veggie Poutine |
Nenhum comentário:
Postar um comentário