sábado, 23 de agosto de 2014

Fazendo as malas. O que levar?




Ooi Gente!!

Bem, com a viagem se aproximando e vocês tendo pedido pra contar mais sobre as minhas experiências e tudo mais, esse post será sobre o que estou levando pro Canadá e também algumas dicas bem úteis.
O que você vai levar na mala, nesse caso, depende muito em que época vai viajar. Como estou indo agora Graças à Deus não é inverno não estou levando muita coisa tipo casaco, bota... porque pretendo comprar lá e vai diminuir bastante minha mala. Mas se você for viajar no inverno não tem muito pra onde escapar, mas mesmo assim não compre muitos casacos de inverno aqui no Brasil, pois além de serem bem caros a qualidade não é a mesma.

Legal também antes de fazer as malas é entrar no site da companhia aerea que vai viajar e dar uma olhada na política de bagagem pra no dia do voo não dar confusão. Vou de Tam e depois Air Canada, então posso levar 2 malas de viagem de 32Kg e uma de mão de 5Kg, o que dá bastante coisa.

Não comprei muita roupa pra levar, pois como já disse pretendo comprar lá. A única coisa que realmente eu não tinha eram casacos pra temperatura do dia a dia porque onde eu moro nem no inverno faz frio direito rsrs.

Essas dicas são importantíssimas e você não pode esquecer de nada disso:


  • A voltagem do Canadá é de 110V 
  •  As tomadas tem entrada igual dessa foto aqui em baixo, então eu comprei 3 adaptadores ( que não foram fáceis de achar) pra usar o celular, notebook, essas coisas. 


 

  • Essa VAC BAG é muito útil mesmo e realmente funciona. São saquinhos que você coloca roupa, toalha e coisas de volume e depois ou você enrola ou puxa todo ar com o aspirador e ele fica bem pequeno mesmo. É ótima porque a mala não fica tão cheia.



  •  Levem havainas porque são Top hahahaa. Os estrangeiros adoram e pra nós é até um membro a mais do corpo pelo menos pra mim porque eu adoro.   To levando essas e mais uma que vai na minha bagagem de mão. 



  •  Essas blusas + as Havaianas são quase um Kit Brasileiro. Leve a blusa do seu time, se você tem um, e uma do Brasil só pelo fato de ser legal mesmo rsrs. Também to levando a blusa do meu edital. Super legal, o pessoal se juntou e resolveu fazer, fica melhor pra se identificar na rua e no aeroporto. 



  • Esse recosto de pescoço pra usar no avião que gosto muito e meu primo me deu. Ele faz massagem e também toca música, além de ser super confortável.



  • E essas são minhas bagagens básicas. 
-Uma sacolinha com roupas íntimas
- uma sacolinha com muitaaaas meias
-Mais ou menos 10 blusas de manga
- 4 Camisetas porque sou carioca e não desisto nunca
- 2 blusas de manga comprida
- Toca, luva, cachecol, cinto
- 1 pijama longo e 1 curto
- Toalhas e roupão
- 3 shorts porque sou carioca, de novo
- 4 calças Jeans
- 2 Casacos fechados e 2 abertos 
- 4 sapatilhas, 1 rasterinha, 1 bota e 2 sapatos. 



  • Além disso também tem as maquiagens, produtos pra cabelo, de higiene pessoal e etc. 
  • As coisas mega importantes tipo passagem, passaporte, documentos, carteira, cartas do Cnpq e Universidade e também uma muda de roupa pra emergências vão a minha bagagem de mão. 
  • Eu sei que pra alguns de vocês pode parecer muita coisa, mas é que não são 3 semanas ou algo assim né galera são 16 meses. 

Espero não ter que sentar na mala pra que ela feche ou algo assim rsrsrs.
Caso eu lembre de mais alguma coisa importante eu acrescento e atualizo o post.
Também vou começar a fazer um diário de viajem contando as minhas experiências e espero que curtam. 

O próximo post vai ser sobre as coisas que eu levei e valeram super a pena e outras que eu me arrependo

Até a próxima 





terça-feira, 19 de agosto de 2014

Como se inscrever para o Ciência Sem Fronteiras: Passo a Passo




Oi gente!!
Acho que todos estão mais que ansiosos agora que as inscrições para graduação sanduíche abriram. Lembrem-se que elas vão até o dia 30/09/2014, então ainda tem bastante tempo pra pesquisar o país e a universidade de sua preferência.
Nesse post vou dar um passo a passo básico, que é o mesmo pra todos os países, mas depois vou seguir em diante com a inscrição do Canadá.

  •   Lembre-se de que antes de tudo você deve procurar na sua Universidade o processo de inscrição interna, que geralmente é realizado pelas Relações Internacionais. Eles pedirão o preenchimento de documentos como o termo de compromisso de mobilidade e outro com a assinatura do coordenador do seu curso. 
  • A primeira coisa, óbvio, é entrar no site do ciência sem Fronteiras: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf e clicar na opção Inscrições e Resultados que está na barra superior. 
  • Nesse edital eles já disponibilizam nessa próxima página o número da chamada, país e Parceiro que você deseja se inscrever. Como o Canadá tem dois parceiros aparecem as opções 188 e 189.
  • Nessa etapa uma página com login e senha vai aparecer, se não me engano você pode entrar com os mesmo dados da plataforma lattes. Você deverá preencher o formulário de Propostas que possui algumas perguntas básicas como a sua Área de Conhecimentos desejada, o nome da sua Universidade,  o curso que faz. 


A próxima barra a ser preenchida é sobre o exame de proficiência. Caso ainda não tenha feito o seu, mas já tenha marcado a data, vale colocar a mesma e também o tipo de prova que irá realizar. 
  • Alguns anexos também são pedidos como histórico escolar, Certificado de proficiência ( se não tiver ainda, anexe o comprovante da inscrição), comprovantes de premiação (não é obrigatório) e atestado de participação, como jovem Cientista, Iniciação científica e outros ( também não é obrigatório). 
  • Depois de anexar tudo agora é a etapa das perguntas. São questionamentos básicos de multipla escolha sobre sua raça, trabalho, conclusão dos estudos e etc. 
  • Feito isso você tem a opção de salvar o formulário para depois editar ou acrescentar algo mais. Se já tem tudo preenchido certinho basta enviar o formulário e sua inscrição para a primeira etapa está realizada. 
OBS: Se você tentou por algumas vezes se inscrever e ocorreu algum erro ou não está conseguindo salvar o formulário, não se desespere, você não está fazendo nada de errado. É que com o grande número de candidatos tentando se inscrever nessas primeiras semanas o sistema geralmente da algum bug, ou pode ser porque vocês está enviando os anexos com mais de 5Mb mas tudo se resolve no final. 

Espero ter conseguido ajudar os futuros bolsistas com essas informações básicas, mas se algum de vocês ainda estiver com dúvida ou com algum problema que eu não mencionei aqui pode perguntar que eu tentarei esclarecer. 
Até o próximo post. 

Minha viajem chegando já Facebook Confused Smiley Big Grin Emoticon 


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Novos editais CORREEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE






Hoje, às 17:00 foram liberados novos editais do Programa Ciência Sem Fronteiras para paises como: Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia do Sul, Espanha, Finlândia, Holanda, Nova Zelândia, Polônia e Reino Unido.

Se você tem interesse em um desses países pode começar a ler os editais para saber das regras. E lembre-se, nem todos os países tem as mesmas regras e formas de classificação, por isso leia as instruções atentamente e é claro, pra dicas dê uma olhada nos posts anteriores do Blog.

O link do Ciência Sem Fronteiras está disponível aqui




"Para as novas Chamadas de graduação sanduíche reforçamos que o candidato deverá possuir nota do ENEM igual ou acima de 600, em teste realizado após 2009.
Caso o candidato venha a se inscrever em mais de um país, a única candidatura a ser considerada será a última delas, sendo todas as demais automaticamente canceladas.
Estudantes que já usufruiram da bolsa SWG não poderão ser contemplados novamente, mesmo após cumprimento do interstício exigido pela CAPES/CNPq."

Retirado de: Ciência Sem Fronteiras 
Boa sorte pra todos!! 

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Exame de Proficiência: Um bicho de 7 cabeças?






Ooooi galera!
Chegamos na etapa mais temida pelos candidatos à bolsa do Csf o tal do exame de Proficiência. Mas será que ele é tão assustador assim?
Vamos falar de cada um dos tipos de exames de proficiência que existem e explicar um pouco de cada um deles pra tentar entender melhor porque de todo esse temor.

Para o Canadá quem pretende se inscrever com o parceiro CALDO as possibilidades e exigências são:

  • Pra quem pretende ingressar em universidades de língua Inglesa- devem apresentar certificado IELTS com classificação de, no mínimo, 6.5 ou TOEFL nas modalidades iBT com no mínimo 86 pontos, realizados após 1° de outubro de 2012. 
  • Pra quem pretende ingressar nas universidades de língua francesa- devem apresentar diploma DALF ou DELF com no mínimo nível B2 ou TFI com no mínimo 590 pontos, realizados após 1° de outubro de 2012.
Já pra quem pretende se inscrever com o parceiro CBIE:
  • Para as universidades de língua inglesa- certificado IELTS com classificação de no mínimo 4.5, TOEFL nas modalidades IBT com no mínimo 61 pontos ou PBT com no mínimo 500 pontos ou CAEL com no minimo 50 pontos, realizados após 01 de outubro de 2012. 
  • Para universidades de língua francesa- certificado da Aliança Francesa, mínimo de 70 pontos próprio para submissão de candidatura à bolsa pela CAPES com validade de 1 ano; ou diploma DALF ou DELF com mínimo B2.

O IELTS: Prova realizada numa média de 3 horas avaliando os conhecimentos do listening, reading, writing e speaking, sendo que o último é realizado de forma individual com um avaliador. Custa em torno de R$ 500,00. Para entender melhor clique aqui.

TOEFL modalidade IBT: Também avalia seus conhecimentos nos segmentos listening, reading, writing e speaking, numa média de 4 horas, com a diferença de que toda a prova, incluindo o speaking é realizada pelo computador no centro onde você opta por fazer a prova. Custa em torno de R$ 500,00. Para saber onde se inscrever clique aqui.

TOEL modalidade PBT:  Esse teste é totalmente escrito que avalia sua capacidade de usar e compreender melhor o inglês em um ambiente de sala de aula, no nível de instituição superior ou universidade. Avalia  a habilidade de ouvir, ler e escrever em inglês enquanto realiza tarefas acadêmicas. Custa em torno de R$ 350,00. Pra se informar clique aqui.

CAEL: Teste de desempenho baseado em tópicos. Os examinandos leem artigos, ouvem palestra, respondem a perguntas e escrevem um pequeno texto. Tudo isso, como se estivesse participando de uma aula uma sala de aula no Canadá. Custa em torno de R$ 385,00. Para mais informações clique aqui.

DELF/DALF:  Diplomas oficiais do Ministério da Educação Nacional francês. Compõem-se de 6 diplomas independentes que posicionam os candidatos em um dos seis níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, que vai do nível A1 ao nível C2. 
O exame é composto nas categorias escrita e oral. Para saber mais.

TFI test:  180 questões de múltipla escolha divididas em segmentos auditivos e escritos que são compostos de seis partes e dura aproximadamente  2 horas e 30 min. Pra se informar clique aqui.


Antes de querer se inscrever em qualquer uma das opções de proficiência o mais importante é aguardar pelo edital no país que você pretende se candidatar porque cada um possui suas próprias exigências e critérios (e com certeza você não quer gastar dinheiro à toa). Mas também não aconselho esperar muito pra poder fazer o seu exame, porque a maioria deles demora em torno de 15 dias ou mais para liberar o resultado e você precisa enviar para as próximas etapas da candidatura no Csf. Além disso, depois que o Csf lança os editais e tudo mais, o número de inscrições para fazer o exame aumenta muito e evapora de um dia pro outro, experiência própria. Facebook Unsure Smiley
Esses testes são realizados ao decorrer de todo ano e nos sites você pode encontrar as datas e os locais de realização deles. Não são instituições dependentes do Csf, ou seja, outras pessoas com outros objetivos também podem fazer, não é exclusivo.  Pra você que mora em regiões metropolitanas fique atento porque costuma ser um pouco mais difícil conseguir uma vaga devido a maior procura. 

Agora vou falar um pouco da minha experiência.

Me inscrevi pelo parceiro CBIE e realizei o TOEFL IBT. Como já disse, demorei um pouco pra me inscrever e o que aconteceu foi que no RJ, onde moro, as vagas acabaram de um dia pro outro sério mesmo, entrei no site num dia só pra olhar, no outro já não tinha mais vagas. Por isso, eu precisei que ir pra SP fazer a prova e tive que rezar muito pro meu resultado, que chega online, não atrasar nenhum dia. Fiz o teste no dia 6 de Dezembro e o último dia para enviar o resultado foi 21 de Dezembro eu acho  pensem no meu desespero master blaster. Emoticon Screaming In Fear
Enfim, tudo deu certo, mas não quero que vocês passem pelo mesmo, por isso não fiquem adiando a inscrição, pra poderem escolher o melhor lugar pra vocês. 
Cheguei 30min. antes de começar o teste e como é tudo feito no computador, quem chegou primeiro, começou um pouco antes. Pra quem faz curso de inglês ainda, assim como eu na época e tem tudo fresquinho na cabeça, não tem muito mistério, as perguntas seguem um padrão bem típico dos cursos e são todas objetivas; A única coisa que aconselho darem uma olhada a mais são os textos, o site disponibiliza alguns pra você ter uma base, eles são em nível acadêmico então podem ter palavras um pouco menos comuns, mas nada que não dê pra entender. Na parte do speaking achei um pouco confuso porque eu conseguia escutar todo mundo falando ao mesmo tempo, o que me desconcentrava um pouquinho só. Mas fora isso, a prova é super tranquila, você pode entrar no site que eu coloquei ali em cima pra ver os modelos de prova, quanto tempo dura cada modalidade e tudo mais.

Obs.: Eu sei que é muito difícil, mas tentem não prestar atenção no reloginho que fica contando a hora no canto da tela porque quando o tempo ta acabando bate um certo desespero hahahaha. E a prova dura umas 4 horas, ou seja, déjà vu Enem. ( mentiraaa).


Sei que esse post ficou um pouco longo, mas vi a necessidade de tentar explicar o máximo possível sobre o exame de proficiência, que muita gente fica em dúvida. Existem cursos preparatórios, aulas online, enfim um monte de lugares que se você achar melhor, pode procurar pra tentar ir o melhor possível na prova, não vou indicar nenhum porque não tenho patrocínio.
Se você já fez seu teste e quiser compartilhar essa experiência com a galera, deixa seu comentário, se ainda não fez, mas tem algum duvida ou algo do tipo, escreve ai também. 

Até a próxima!!









segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Recebi um email da universidade, fui aceito?






Sem comentários sobre quanto tempo eu fiquei sem postar porque estou com vergonha disso. Facebook Unsure Smiley As coisas estão meio corridas agora que estou no mês da viagem e muitas coisas aconteceram, mas vou tentar postar com mais frequência.

No último post ( se você não lembra não custa nada reler) expliquei sobre o processo de homologação e a escolha das universidades. Agora você deve ficar bem atento, e nunca é demais lembrar como é bom olhar seu email regularmente e sua caixa de spam pra saber se recebeu a carta de aceite.
Existem universidades que ainda podem pedir outros tipos de informação sobre você, porque depois que envia aquele formulário sobre as 3 universidades de escolha elas terão acesso aos seus documentos enviados e é claro, seu email.

Atenção Essas informações complementares que as universidades podem pedir sobre você não significa que já foi aceito, pode ser que a Uni esteja interessada ou queria avaliar mais a fundo pra caso haja algum desempate entre você e outro candidato.
Eu mesma respondi várias perguntas extras e preenchi formulários antes de receber minha carta.

Pés no chão Sei de verdade como é difícil, mas nesse período de últimas etapas e espera da carta de aceite tente não deixar as coisas desandarem na sua Faculdade aqui no Brasil. Ninguém vai querer reprovar justo no último período antes de conseguir um intercâmbio né! Se você está em algum grupo no facebook ( sugiro que entre, pois ajuda bastante na hora das dúvidas) também não se prenda muito as pessoas que já receberam a carta e na data que isso aconteceu, por experiência própria, nada acontece pra todos os candidatos no mesmo dia ou até semana.

Então, Cadê a minha carta? 



Pode acreditar, cada vez que você abrir o email e ver uma mensagem da universidade sem saber se é a carta ou não vai ter um pequeno heart attack. Pra deixar vocês sem dúvida alguma vão saber que realmente a faculdade te aceitou quando receberem algo do tipo: 



Na carta vão aparecer outras coisas como: se você vai precisar fazer EAP ( English Academic Preparation), A semana de "Acolhimento", número de matérias obrigatórias e muitas outras coisas que tenho certeza que você vai querer ler 54066 vezes pra ter certeza.


E sua reação vai ser: 

Tavez a Uni que te aceitou ainda possa fazer algumas perguntas, responda com muita calma porque eles pedirão o endereço para enviar a carta na sua casa. A minha chegou bem rápido, menos de uma semana. 

Depois de quase morrer do coração ainda resta a ÚLTIMA etapa. O resultado oficial do Cnpq.
Mas vou deixar vocês com um pouquinho de curiosidade e explicar sobre isso no próximo post.

Até mais e não me xinguem por isso. Facebook Comments Smiley With Tongue Out