segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Como escolher País/Universidade




Todo mundo tem aquele país que sempre sonhou em ir, que fica vendo reportagens e sonhando com o dia da sua viagem. Bem isso deve ser deixado um pouco de lado na hora de escolher o país pra o qual você quer se candidatar, já que essa escolha é muito mais do que um passeio, faz parte da sua vida acadêmica.
É claro que não existe uma receita ou método pra escolher o país certo pra você, mas o que pode acontecer é que você siga alguns critérios que criou pra te ajudar na hora da pesquisa e facilitar as coisas.

O que vou fazer agora é contar pra vocês como eu fiz pra escolher o Canadá. Não significa que devam fazer assim também, porque apesar de tudo é uma escolha muito pessoal que ninguém pode fazer no seu lugar.

Não vou mentir, essa escolha e toda pesquisa da muitooo trabalho, tem que ter muita paciência, mas é necessária pra não se arrepender depois né galera, porque ai não tem mais jeito.
Escrevi conforme fui lembrando, porque sou péssima de memória, então não está tão em ordem de importância assim hahahaha.


  • O que fiz primeiro foi pesquisar sobre quais países tinham o meu curso, porque não adiantaria nada eu já escolher o país pra só depois perceber que não tem meu curso ou que o país não oferece ele. 
  • Depois disso de uma olhada em alguns links disponíveis na internet que divulgam pesquisas de ranking das melhores universidades e dos melhores cursos. Nisso já consegui afunilar um pouco e cortar uma boa quantidade de países da minha lista.
  • Olhei também algumas reportagens que falavam sobre a demanda de estudantes estrangeiros, como eram recebidos no país, adaptação essas coisas.
  • Então escolhi o Canadá.
  • Ai sim olhei cada universidade canadense que tinha meu curso e cada grade( sério olhei todas) pra ver se batia com a grade do meu curso aqui porque não adianta nada você seguir um caminho totalmente diferente do qual já estudou.
  • Ainda bem, pedi ajuda de uma professora da faculdade que o tempo inteiro me ajudou, deu várias dicas e até montou um ranking pra mim ela mesma. Amém. Isso me ajudou muitooooo porque já me deu uma direção bem legal que eu segui. 
  • De acordo com tudo isso que fiz, me restaram umas 10 universidades ai olhei as notas de proficiência que cada uma e liguei com a nota que tinha tirado no TOEFL, porque como disse, não adianta nada escolher uma universidade que exija algo distante do que você tirou, porque vai ser muito difícil de conseguir uma vaga.
  • Com isso me restaram 6 universidades mais ou menos. Foi quando me baseei na localização. Pra o intercambio já tinha decidido que não queria ir pra uma universidade num grande centro tipo Montreal ou alguma do tipo. Só uma questão pessoal mesmo. Quero ficar um pouco mais distante da correria do dia dia, salas de aula lotadas, muita gente pra todos os lados. 
  • Cheguei até 5 universidades em cidades pequenas ( era tudo o que eu realmente queria), então olhei de novo a grade do curso só dessas e qual diferencial elas me ofereciam, porque eu deveria querer estudar nelas. E de novo recorri a minha professora ( me ajudou muitooo nem sei como agradecer) até que cheguei a University of Prince Edward Island. 

A última coisa em que eu pensei em olhar foi o clima ( até porque se me baseasse nisso nunca teria escolhido o Canadá, eu não suporto frio hahaha) e depois localização, até porque como já sitei que o Canadá tem uma ótima qualidade de vida isso não me preocupou muito não. 

Enfim, daqui a alguns meses estarei numa ilha bem gelada, mas aconchegante que escolhi com muito prazer e sei que vai dar tudo certo. 

Lembre, não sei se segui um critério ótimo, ideal ou algo do tipo, mas pra mim foi o que achei melhor, aquele que me senti mais confortável. 

Então é isso, estejam preparados para pesquisar bastante, ficar horas em frente ao computador, fazer pesquisar, procurar blogs,, grupos no facebook, toda informação que você puder antes de escolher. 

Até a próxima Facebook Big Smile Grin EmoticonFacebook Big Smile Grin Emoticon



sábado, 6 de setembro de 2014

Diário de viagem: Uma semana em Prince Edward Island- Canadá




Oiiii gente,

Nem sei por onde começar esse post porque muitaaa coisa já me aconteceu em uma semana.
Primeiro desculpa pela demora, eu não trouxe notebook e tive que comprar um, e é claro pesquisar, mas agora eu estou de volta e sem mais enrolações vou contar tudo que aconteceu nessa uma semana aqui em PEI.

Minha viagem foi super tranquila acreditem. Apesar de fazer 22 horas de viagem não peguei aquelas blaster turbulências nem nada disso.
Já comecei a sentir a diferença quando cheguei no Aeroporto de Toronto. Eu perdi o meu voo pra PEI, mas a culpa não foi minha, eu tive menos de 1 hora entre o desembarque e o embarque pra PEI sendo que ainda tinha que passar na alfandega e todos aqueles protocolos, o que era totalmente impossível. Mas eu nem tive tempo de ficar desesperada. Os funcionários foram super educados comigo, pediram desculpas e já me direcionaram pra outro voo que não demorou muito.

Quando cheguei em PEI estava estranhamente Sol, inclusive tava dando até pra suar.  Meu hostfather me encontrou no aeroporto e me trouxe pra casa. Sobre a minha hostfamily: Eles são super atenciosos comigo. Nos primeiros dias como ainda não conhecia muito o lugar eles me levaram pra abrir conta no banco, na faculdade, comprar chip canadense etc. Sempre perguntam se eu to precisando de alguma coisa, tentam me deixar o mais confortável possível.

Minhas aulas só começar dia 8 de setembro, então nessa primeira semana foi mais um acolhimento que eles chamam de O-Week. Não sei se é só aqui em PEI ou em todas as universidades do Canadá, mas eles não tem "trotes" tipo os nossos no Brasil. O que acontecem são programações com gincanas em grupo, sessões de filmes, tour pela cidade, festas e tudo mais durante essa uma semana pra tentar misturar o máximo possível os novos alunos já que aqui tem muitos estudantes internacionais. Ontem teve um show de hipnose e sinceramente, nunca me diverti tanto na minha vida toda!!!!!!!

Aqui em UPEI somos em torno de 10 brasileiros que nunca tínhamos nos encontrado até quarta passada. A maioria já estava aqui em torno de dois meses quando eu cheguei. É  claaaaaaaaro que já saimos muito, conversamos, rimos e "chamamos atenção pelo jeito brasileiro de ser."
Obs: mesmo juntos falamos em inglês porque somos exemplares shuahsua.

Nos primeiros dias fiquei meio "desconfiada" tamanha a educação das pessoas em todos os lugares que eu ia. Os canadenses gostam que você pergunte, são aquelas pessoas que começam a conversar no ponto de ônibus, na fila do banco e nunca estão de mal humor. Se você se perde aqui, nem precisa ficar preocupado, porque se alguém perceber isso pode ter certeza que não vai faltar ajuda. Desde que que soube que estudaria aqui devo ter mandado uns 4724324 emails pro international officer e sempre fui atendida com muita educação e paciência.

Aqui é uma cidade relativamente pequena, mas muitoooo bem organizada, tudo funciona otimamente bem. Isso não significa que eu já tenha conhecido todo lugar, muito pelo contrário, ainda falta muito.
Uma coisa bem inusitada é que todas as festas terminam as 2 da manhã não importa que horas tenha começado.
Se tá chovendo muito tipo caindo o mundo em cima de você os seus planos não foram por água a baixo porque de repente aparece um sol tremendo.

Pensei que tinha trazido muita bagagem. Foram mais ou menos 22kg em cada mala que por enquanto ta dando pra me virar com o que tenho aqui. Era certo que eu precisaria comprar roupas, porque afinal sou do rio e não tenho muita coisa nem pro verão canadense hsuahsa. Minha hostmother me levou pra fazer algumas compras de roupas de frio ( pra mim tá frio, mas pra eles é verão) inclusive eles adoram, tipo, são loucos pro promoções, o que eu também sou apaixonada hsuahsa. Quando chegar o inverno vou precisa comprar tudooo porque não tenho nenhum tipo de roupa pra isso, mas quando chegar a hora conto pra vocês como foi é claro. Todas as coisas que eu trouxe ( você pode ver o post aqui) estou usando, ou seja, acho que fui bem na arrumação da mala, nada foi desnecessário.

Então gente, se eu esqueci de falar alguma coisa, fica pra outro post porque sou a pessoa mais esquecida do mundo. Quando começarem as aulas deixo vocês sabendo sobre como foi tudo.

Aqui estão algumas fotos dessa primeira semana em PEI pra vocês conferirem. Facebook Wink Smiley


                   

                   O-Week


 University of Prince Edward Island

    International students Tour

International students Tour
                         International students Tour

               International students Tour

             International students Tour
                       International students Tour

           International students Tour


               Amando a Nutella de 1kg por 4 CAD


                
           
              Hypnosis show