Todo mundo tem aquele país que sempre sonhou em ir, que fica vendo reportagens e sonhando com o dia da sua viagem. Bem isso deve ser deixado um pouco de lado na hora de escolher o país pra o qual você quer se candidatar, já que essa escolha é muito mais do que um passeio, faz parte da sua vida acadêmica.
É claro que não existe uma receita ou método pra escolher o país certo pra você, mas o que pode acontecer é que você siga alguns critérios que criou pra te ajudar na hora da pesquisa e facilitar as coisas.
O que vou fazer agora é contar pra vocês como eu fiz pra escolher o Canadá. Não significa que devam fazer assim também, porque apesar de tudo é uma escolha muito pessoal que ninguém pode fazer no seu lugar.
Não vou mentir, essa escolha e toda pesquisa da muitooo trabalho, tem que ter muita paciência, mas é necessária pra não se arrepender depois né galera, porque ai não tem mais jeito.
Escrevi conforme fui lembrando, porque sou péssima de memória, então não está tão em ordem de importância assim hahahaha.
- O que fiz primeiro foi pesquisar sobre quais países tinham o meu curso, porque não adiantaria nada eu já escolher o país pra só depois perceber que não tem meu curso ou que o país não oferece ele.
- Depois disso de uma olhada em alguns links disponíveis na internet que divulgam pesquisas de ranking das melhores universidades e dos melhores cursos. Nisso já consegui afunilar um pouco e cortar uma boa quantidade de países da minha lista.
- Olhei também algumas reportagens que falavam sobre a demanda de estudantes estrangeiros, como eram recebidos no país, adaptação essas coisas.
- Então escolhi o Canadá.
- Ai sim olhei cada universidade canadense que tinha meu curso e cada grade( sério olhei todas) pra ver se batia com a grade do meu curso aqui porque não adianta nada você seguir um caminho totalmente diferente do qual já estudou.
- Ainda bem, pedi ajuda de uma professora da faculdade que o tempo inteiro me ajudou, deu várias dicas e até montou um ranking pra mim ela mesma. Amém. Isso me ajudou muitooooo porque já me deu uma direção bem legal que eu segui.
- De acordo com tudo isso que fiz, me restaram umas 10 universidades ai olhei as notas de proficiência que cada uma e liguei com a nota que tinha tirado no TOEFL, porque como disse, não adianta nada escolher uma universidade que exija algo distante do que você tirou, porque vai ser muito difícil de conseguir uma vaga.
- Com isso me restaram 6 universidades mais ou menos. Foi quando me baseei na localização. Pra o intercambio já tinha decidido que não queria ir pra uma universidade num grande centro tipo Montreal ou alguma do tipo. Só uma questão pessoal mesmo. Quero ficar um pouco mais distante da correria do dia dia, salas de aula lotadas, muita gente pra todos os lados.
- Cheguei até 5 universidades em cidades pequenas ( era tudo o que eu realmente queria), então olhei de novo a grade do curso só dessas e qual diferencial elas me ofereciam, porque eu deveria querer estudar nelas. E de novo recorri a minha professora ( me ajudou muitooo nem sei como agradecer) até que cheguei a University of Prince Edward Island.
A última coisa em que eu pensei em olhar foi o clima ( até porque se me baseasse nisso nunca teria escolhido o Canadá, eu não suporto frio hahaha) e depois localização, até porque como já sitei que o Canadá tem uma ótima qualidade de vida isso não me preocupou muito não.
Enfim, daqui a alguns meses estarei numa ilha bem gelada, mas aconchegante que escolhi com muito prazer e sei que vai dar tudo certo.
Lembre, não sei se segui um critério ótimo, ideal ou algo do tipo, mas pra mim foi o que achei melhor, aquele que me senti mais confortável.
Então é isso, estejam preparados para pesquisar bastante, ficar horas em frente ao computador, fazer pesquisar, procurar blogs,, grupos no facebook, toda informação que você puder antes de escolher.
Até a próxima 


