
Oi gente!!!
Espero que vocês estejam curtindo muito o verão e a praia nessas férias, porque aqui ta só um pouquinho congelante.
Muitas intercambistas, ou mesmo pessoas que estão saindo do país pra viajar por um longo tempo ficam em dúvida na hora de decidir de que forma levar o dinheiro. Hoje em dia existem várias formas de transitar entre países com o seu dinheiro e eu vou dar algumas dicas.
Primeira coisa, tudo depende da forma como você pretende usar o dinheiro. Nesse caso eu digo, se você vai precisar pagar aluguel, fazer compras no mercado, coisas mensais ou se você vai gastar seu dinheiro em compras de eletrônicos, roupas, presentes e etc.
Dinheiro
A forma mais fácil de levar seu dinheiro pra fora do país é em espécie porque você só vai precisar ir até uma casa de câmbio, que você pode encontrar bem fácil procurando no google, e trocar seus reais pela moeda que você deseja. É claro que pagando a diferença entre as duas, além do IOF que é o -Imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguro- de 0,38%. Essa ainda é a forma mais viável, flexível e mais barata de trocar o seu dinheiro, a única desvantagem que eu vejo é que dependendo de onde pra onde você vai e a quantia que quer levar pode ser um pouco perigoso ficar andando pela cidade e até mesmo nos aeroportos com o dinheiro em mãos.
Vantagem: IOF 0,38%
Desvantagem: Pode ser um pouco perigoso.
Cartão internacional
Sinceramente, não vejo nada de vantajoso nessa opção. Só trouxe meu cartão de crédito em caso de alguma emergência em que minha única opção seja ele.
Para utilizar seu cartão fora do Brasil você pode ligar pro atendimento e solicitar o desbloqueio pra uso internacional ( é claro que o seu cartão tem de ser do tipo internacional).
Vantagem: Segurança
Desvantagem: Quando você usa seu cartão, a operação do câmbio não é referente ao dia da compra que você realizou, mas sim a do fechamento da fatura, ou seja, não tem como pesquisar o que você quer comprar e esperar pelo dia em que o câmbio estiver mais favorável pra isso; IOF 6,38%
Swift- Transferência Internacional
O Swift ( Society for WorldWide Interbank Financial Telecommunication) é a transferência de dinheiro entre bancos de países diferentes através do cadastro e utilização de códigos Swift. Esse é o modo mais seguro, porque por meio desses códigos não tem erro. Seu dinheiro não vai pra outra conta por engano ou nada desse tipo
Como a transferência ocorre entre bancos, o Swift é um pouco burocrático, mas acaba compensando pela segurança. Primeiro você precisa abrir uma conta no exterior ( o que não tem nada demais, porque na maioria das vezes tudo o que você precisa é um documento de identidade e um comprovante de residência). Depois, você precisa pedir o International Bank Account Number (IBAN), o código Swift do banco e repassar essas informações para a pessoa no Brasil que vai cuidar da transferência. Por sua vez, no Brasil, a pessoa vai ao banco em que a transferência será realizada e também solicita o IBAN, o código swift e talvez tenha que preencher alguns documentos.
Vantagem: Segurança, IOF 0,38%.
Desvantagem: Burocracia; As taxas que os bancos cobram para realizar essa transferência variam MUITO.Dependendo do montante que deseja enviar nem vale a pena o Swift por conta do valor que o seu banco desconta. Por isso vale a pena pesquisar qual banco cobra as menores taxas antes de optar pelo Swift.
VTM
O VTM ( Visa TravelMoney) é um cartão de crédito ou apenas de débito que você "carrega" conforme a sua necessidade. Através de transações bancárias, a central do VTM faz a conversão cambial na moeda em que você deseja e carrega seu cartão. Diferente do cartão de crédito comum, com o VTM você paga a taxa de câmbio do dia. Então, você pode aguardar pra quando o câmbio estiver melhor e realizar a transferência.
Pra fazer o cartão basta ir numa casa de câmbio e solicitar o mesmo, ou no meu caso, pela Internet.
O meu é o Visa TravelMoney, do Banco Rendimento ( que você pode optar por MasterCard também), mas existem outros tipos que você pode procurar como MoneyCard, CashPassaport que é da MasterCard.
Se quiser saber mais pode acessar o site do Banco Rendimento ou o site da Confidence, porque dependendo de onde você mora pode haver só uma opção.
Obs: se você será bolsista do Csf vale apena procurar e participar dos grupos no facebook, porque no meu caso, o pessoal do Banco Rendimento deu um desconto para os alunos que fizessem o pedido numa determinada época.
Vantagem: A taxa cambial é a do dia; pode carregar quantas vezes desejar; tem validade de 2 anos se não me engano.
Desvantagem: IOF 6,38%
Western Union
Já utilizei esse serviço e tenho que admitir que fiquei espantada com a velocidade do mesmo. Western Union é um serviço de remessas ágil e pouco burocrático, mas não deixa de ser totalmente seguro. A WU é uma companhia que foi fundada a mais de 160 anos e trabalha com ordens de pagamento, transferências, pagamento de contas e etc. Tudo que você deve fazer é encontrar uma agencia autorizada ( de turismo ou câmbio) que oferece os serviços em nome da Western Union Canada, informar o nome da pessoa que receberá o dinheiro, o valor total, o país e a cidade. Com isso, um código de transação será gerado e ai você envia o mesmo para a pessoa que receberá o dinheiro. Em menos de 15 minutos o dinheiro já está disponível para a pessoa que está no exterior. Basta comparecer a um local que tenha o serviço da WU, apresentar o código de transação e um documento de identidade. A pessoa que vai transferir o dinheiro deve pagar uma pequena taxa que varia de acordo com o país de destino ( clique aqui para conferir os valores)
Vantagens: Não necessita da abertura de conta em banco internacional, IOF 0,38%. rapidez na transferência, segurança; Quando for receber o dinheiro pode optar se quer o mesmo em cheque ou papel.
Desvantagem: A Western Union trabalha apenas com dinheiro, não sendo possível realizar a transferência através do uso de cartão de crédito.
MoneyGram
A MoneyGram trabalha da mesma forma e assim como a Western Union é uma organização financeira. Os procedimentos para envio de dinheiro são exatamente os mesmos. A única diferença entre as organizações é que a MoneyGram tem taxas próprias que variam de acordo com o destino e o montante que você pretende enviar. Mas para não ter surpresas indesejáveis antes de aplicar a transferencial você tem a opção de simular uma clicando aqui. E para verificar todos os postos de atendimentos que a MoneyGram possui em todo mundo você confere aqui.
Então é isso galera, espero ter ajudado pelo menos um pouco, porque na época que precisei fiquei um tanto confusa com tantas opções e tantas diferenças entre elas. Se tiverem alguma dúvida eu posso ajudar, é claro se eu souber a resposta ahahhaha.