segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Diário de viagem: Entrevista pro jornal canadense e Uma matéria sobre mim na revista










Desculpa, desculpa, desculpa.
É assim que começo o post de hoje, cheia de vergonha por ter sumido a uma era já. Mas é que tanta coisa aconteceu, tava\ estou com mil coisas pra fazer. Nem dormir tava dando direito.

Mas enfim, vamos ao post.
Como mencionei, estou tremendamente ocupada com coisas da faculdade. Nao sei onde eu tava com a cabeça quando peguei tanta matéria hahha Agora to chorando lagrimas de esforço e suor pra passar em tudo direitinho. Facebook Unsure Smiley
Uma das matérias que eu peguei inclui estágio. Fazemos um pouco menos da metade do semestre de aulas normais, e a outra metade de estágio. Achei a didádica bem legal e resolvi tentar. Nao poderia ter feito uma escolha melhor gente. Facebook Angry Smiley
Acho que já falei alguma vez aqui, mas nao custa nada repetir- se for estudar pelo tempo que seja no exterior, nao pense duas vezes antes de pegar uma materia diferente, algo que voce nao tem disponivel no Brasil. Esse pode ser seu diferencial no mercado de trabalho, na hora de concorrer a uma vaga, estagio. 
No caso dessa matéria, a professora que escolhe em que lugar vamos estagiar, dentro de uma escolha pessoal de 3 opções. Fiquei com o escritório de sustentabilidade do município. A supervisora pediu pra que eu criasse uma pesquisa online sobre ciclismo- essa pesquisa tem o objetivo de entender a população em relação ao pequeno número de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte e, consequentemente enconrajar e educar os moradores em relação ao uso da bicicleta por conta dos vários benefícios. As canadenses, de um modo geral, usam muito o carro. É fácil você ir numa casa com 4 pessoas e todos eles teram carros.

Criei a pesquisa online, divulguei, e coloquei no ar. No prmeiro dia tinham 60 respostas, o que já me deixou bem satisfeita até. No dia seguinte, fui contactada por uma jornalista da TV local, que descobriu sobre a pesquisa porque estava em um dos grupos em que eu fiz a divulgação. Ela pediu pra que no dia seguinte eu desse uma entrevista e explicasse um pouco mais sobre o intuito da pesquisa. Já fiquei nervosa né. Nao tenho confiança pra dizer se meu inglês é bom ao ponto de dar uma entrevista.  Mas como cara de madeira que sou fui lá né. A entrevista foi bem legal, mas até ai pra mim iria ser algo bem simples, local.
No dia seguinte (sexta) a entrevista tocou no rádio o dia inteiro. Sem exageiro gente! Passou umas dez vezes. Depois disso, as respostas da pesquisa passaram de 60 respostas pra mais de 200 Scared Emoticon.
 Ai na segunda, a reportagem tava na TV. Fiquei louca gente- 300 respostas depois da entrevista, as pessoas comentando sobre a iniciativa na rua, me parabenizando. Fiquei até com as bochechas coradinhas Emoticon with eyes wide open
Até que quinta passada cheguei na aula e a professora disse que tinha saído uma reportagem sobre a pesquisa na revista nacional de ciclismo!!

Mãe me seguraaaaaaaa to DESMAIADA 



shocked animated GIF

Agora to feliz e to com medo kkkk feliz pela proporção que as coisas tomaram. Muitas pessoas se mostraram interessadas em responderem as perguntas e satisfestas porque alguém está se importando com a situação. Nao esperava que tantas pessoas realmente querem diminuir o uso do carro e optar pelo uso da bicileta; Ao mesmo tempo fico nervosa por conta da responsabilidade. No final do estágio vou escrever um relatório com todos os resultados que encontrei pra que os departamentos de transporte e sustentabilidade possam tomar as provindências necessárioas e fazer melhorias nas cidade.

To muitoooo animada com isso tudo. Olhar pra traz e poder ver o quanto de coisas que eu aprendi e consquistei nesse tempo aqui no Canadá é simplesmente incrível. Espero fazer por onde e conseguir, de alguma forma ajudar com os resultados da pesquisa.

Voces podem conferir todas as reportagens nos links abaixo. tem a entrevista na tv, no site, e na revista de ciclistas. Big Grin Emoticon

- Canadian cycling magazine 
http://cyclingmagazine.ca/sections/news/upei-student-cyclist-reaches-out-to-fellow-prince-edward-islanders-to-see-why-they-dont-bike/

- Reportagem no site CBC News
http://www.cbc.ca/m/news/canada/prince-edward-island/upei-cycling-survey-charlottetown-1.3273469

- Matéria no Jornal televisionado min 26:10
http://www.cbc.ca/player/News/Canada/PEI/ID/2677452035/?page=2



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

OoohCanada: O óculos e a honestidade





Oi galera,

Hoje resolvi começar uma série de posts novos aqui no blog pra mostrar como ações pequenas, e normais pros canadenses, são, infelizmente, diferentes e incomuns do que estamos acostumados a ver no Brasil.


Hoje eu voltei na mesma loja que comprei meus óculos a uns dois, três meses atrás. A tinta das perninhas dos meus óculos estão descascando um pouco. Não tava acreditando muito que eles iriam fazer alguma coisa, mas fui mesmo assim, via que né!
Cheguei lá, expliquei pra atendente, mostrei o óculos. Ela conversou com a responsável lá pela loja e voltou pra me avisar que ligaria pra fabricante pra ver se eles poderiam fazer alguma coisa né. Depois ela achou um frame igual ao meu e disse que podia trocar sim. Até ai tudo bem, normal de canadense.

A menina que tava trocando as lentes voltou pra falar comigo. Explicou que nao tinha problema nenhum em trocar a armação, mas que de acordo com a minha garantia eu podia fazer só um reparo. Depois disso, se acontecesse algo com o óculos, eles não poderiam fazer nada
Ai eu pensei "já que agora nao ta tao ruim, melhor eu deixar pra trocar só em dezembro que é quando eu volto pra casa"
Ela disse que não teria problema nenhum, mas pediu pra eu esperar um pouquinho.
Voltou e falou "essa aqui é a ultima armação igual a sua que a gente tem na loja"
Pensei- Nossa! acabou com meus planos porque até la alguem já comprou

No meio do meu pensamento a atendendo falou "mas nao tem problema, vou deixar uma nota aqui no seu cadastro avisando que voce vai vir em dezembro pra trocar o frame"

O QUE!!?????? O QUE?????? ELA NAO VAI VENDER A ARMACAO PRA NINGUEM PORQUE EU DISSE QUE VOU VOLTAR DAQUI A DOIS MESES
Friends Shocked animated GIF

Ela simplesmente colocou a armação numa caixa, com meu nome, telefone e juntinho com a nota caso eu volte lá em dezembro e outra pessoa esteja atendendo.


Gente, vocês tem noção disso?!!! E todo esse processo aconteceu com a atendente sendo super natural, fazendo o que ela faria por qualquer pessoa que chegasse la com a mesma situacao, simplesmente porque eles sao assim

Eu odeio fazer comparacoes, mas pensa no que aconteceria se voce fosse fazer isso no Brasil!?
Como a atendente resolveria a situacao, se, e se ela fizesse algo, o que eu nao acredito que aconteceria.

Sao essas pequeninas coisas que pra mim nao sao pequenas que fazem com que eu me apaixone por essa gente, por esse país e com que eu nunca me esqueça dessa experiência incrivel de morar no Canada!!