domingo, 29 de junho de 2014

Primeiros passos pra inscrição no Ciência sem Fronteiras





Ooi Gente bonita! Hoje vou falar sobre a inscrição, agora sim ficou interessante hahha.
Vou explicar o processo de inscrição geral, para qualquer país que queira escolher, depois falo um pouco mais só do Canadá Facebook Wink Smiley

A primeira coisa que você deve fazer é ver os critérios Obrigatórios para a inscrição, ver se você preenche eles e se não, correr atrás do prejuízo. Os critérios não estão por ordem de importância.

  • Coeficiente de rendimento acima de 6,0
  • Nota no exame de proficiência ( As vezes o envio é prorrogado dependendo do país, AS VEZES)
  • Ter completado de no mínimo 20% e no máximo 90% do  seu curso
  • Fazer a inscrição do programa na sua Faculdade
  • Nota do ENEM acima de 600 ( não é obrigatória, pelo menos não quando eu fiz, mas enviei por via das dúvidas né hahaha)
OBS: Quanto a inscrição interna procure saber na secretaria do seu curso, pois cada faculdade tem seu próprio método. Na minha, por exemplo, a inscrição foi toda on-line pelo site de RI da universidade, mas outras pedem inscrições presenciais ou na secretaria, fiquem de olho. Facebook Big Smile Grin Emoticon

Se você preenche todos eles pode partir pra etapa de inscrição Amém.
Essa parte é super fácil. Você entra no site do Ciência Sem Fronteiras  > Inscrições e Resultados> Chamadas Abertas> O país de sua escolha.
Vai ser encaminhado pra fazer seu cadastro, login e senha, é claro. Depois disso é só seguir o passo a passo e enviar alguns documentos em PDF:


a) Histórico Escolar de Graduação; 

b) Comprovante do teste de proficiência

c) Comprovante de Prêmio Jovem Cientista, Iniciação Científica, Olimpíadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, quando houver.

d) Comprovante de participação em programas de iniciação científica, tecnológica ou docência, quando houver. 

Também vai ser encaminhado para fazer seu currículo Lattes.  ( Se quiser, pode adiantar clicando aqui)



Se você fez tudinhoooooo pode começar a torcer. A próxima etapa é a homologação da sua faculdade. Esse processo é meio peneira, só pra checar se todos os documentos estão certinhos, e se você preenche todos os requisitos. Se sim, ai sua inscrição é encaminhada pro CNPq/CAPES e ai você espera. Facebook Grumpy Smiley



Ps: Mesmo com a explicação do Blog procure confirmar todas as informações direto no site do CSF, pois elas podem mudar e não quero ninguém me culpando heim hsahsuahsa.

Ps2: Vejo vocês no próximo post que vai ser sobre as próximas etapas de candidatura geral e do Canadá.
Beijoooos













sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mais 100 mil bolsas para o programa ciência Sem Fronteiras




Bom dia galera, hoje trago pra você uma notícia mega blaster ultra.

Muitas ''fofoquinhas'' sobre o Ciência Sem Fronteiras estavam surgindo nas últimas semanas. Gente dizendo que o edital de 2014 seria o último por conta das eleições, outros falando que não haveria nem mais outra chamada. O maior bafafa ( não sei escrever isso).  Pois então, na última quarta-feira (25) a nossa Presidente Dilma divulgou boas novas sobre o Programa que acho que vão fazer vocês rirem a toa e reascender a chama da esperança. Que comecem Os Jogos Vorazes.



Ops, frase de incentivo errada! Facebook Confused Smiley
 só pra aumentar o suspense e deixar vocês curiosos hahahaa. 


                                                                                                         

                                                                                                                                  Fonte: Estadão

É isso ai galera, dá pra ver que a Presidente está apostando e  investindo na educação dos universitários e pra aqueles que pensavam não dar tempo de se inscrever no Csf porque ainda não entraram na faculdade ou não tem o mínimo de matérias cursadas podem respirar mais aliviados e começar a se prepararem por dá tempo porque as bolsas estão programadas pra até 2018 . Acompanhem o blog e já prestem atenção nas dicas e nas etapas pra não rolar problema na hora da inscrição.
Até a próxima



O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-segunda-etapa-do-ciencia-sem-fronteiras-e-promete-mais-100-mil-bolsas,1518466
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-segunda-etapa-do-ciencia-sem-fronteiras-e-promete-mais-100-mil-bolsas,1518466O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-segunda-etapa-do-ciencia-sem-fronteiras-e-promete-mais-100-mil-bolsas,1518466
O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,dilma-lanca-segunda-etapa-do-ciencia-sem-fronteiras-e-promete-mais-100-mil-bolsas,1518466

terça-feira, 24 de junho de 2014

Por que apostar no Ciência sem Fronteiras





Como primeiro post do blog escolhi contar um pouco pra vocês do porque eu ter me candidatado para o programa Ciência sem fronteiras e se realmente vale à pena. 

Desde que comecei a faculdade planejava um dia fazer intercâmbio, pois além de toda possibilidade de conhecer culturas diferentes, viajar e ter experiências novas eu poderia deixar o meu currículo um pouco mais diferentes dos outros candidatos, com Q a mais sabe?

Então eu descobri o Ciência sem Fronteiras. Sem muito mistério no processo de inscrição (vou criar um post pra isso), alguns critérios pra classificação, mas o mais importante: Custeado pelo Governo. 

É fato que pra estudar 1 ano ou 1 ano e meio o custo pra qualquer país fica bem alto e não tem como conseguir esse dinheiro da noite pro dia, tem que ser algo muito bem planejado e organizado, porque senão, dinheiro perdido na certa. 

Resolvi me inscrever, sem muita esperança de que iria dar em algo pra mim, fui passando por cada etapa até que recebi uma ligação da faculdade no Canadá, emails e outras coisas que foram me fazendo acreditar que realmente eu conseguiria. 

O Ciência sem Fronteiras certamente dá uma possibilidade única pra nós graduandos em ir pra fora do país e adquirir muitoooo conhecimento extra, experiências práticas ( fazemos estágio), enriquecer os estudos na nossa área, além de poder, na marra e na pressão, treinarmos a língua estrangeira. 

Agora já está tudo confirmado, vou mesmo passar 16 meses no Canadá e pretendo compartilhar todas as minhas experiências com vocês, além de dar um help na inscrição, documentação, visto, passagens, bagagem e também contar porque eu escolhi o Canadá, minha faculdade e qual é o meu curso. 

Espero realmente que gostem!!!

Obs: A todo tempo estarei aberta para temas de novos posts, dúvidas, dicas, o que vocês quiserem comentar.

Beijoooooos até a próxima novidade!!