sábado, 24 de janeiro de 2015

Diário de viagem: Duas semanas de Credit Course




Oi gente,

Primeiro que eu já deveria mudar o título do post pra: "três semanas de credit course" porque simplesmente não tive tempo de parar pra poder deixar vocês atualizados sobre como as coisas estão indo apenas porque eu estou atolada de coisas pra fazer na facul.

Sim, é isso mesmo!! Com duas semanas de aula sinto que já estou sufocada e querendo voltar pra moleza que foi o EAP. triste realidade. Facebook Cry Emoticon Mas tenho que dar o braço a torcer e dizer que to curtindo essa pilha de livros na minha escrivaninha. Estava com saudade de como era realmente estar na faculdade.

Enfim, vamos ao que interessa. Me inscrevi em 5 cursos coma intenção de nas duas primeiras semanas ir às aulas, e de acordo com os que eu mais gostasse ou me sentisse mais segura pra no final das contas ficar com quatro. Pois bem, fui a todas as aulas e adorei todas. E agora?? Fiquei num empasse total. Mas me comunicando com os professores no Brasil ( o que aconselho que vocês também façam, porque é muito útil e pode clarear muitas coisas principalmente se deseja fazer equivalência quando retornar) decidi eliminar o primeiro curso ( Environmental economics). Primeiro: porque apesar de ter curtido demais a matéria, o professor era indiano e eu não conseguia entender algumas coisas do que ele dizia. Não era muito difícil, mas eu tinha que ficar muito concentrada pra entender 100% da aula. Segundo: meus profs no Brasil falaram que agora talvez não seria uma boa opção porque precisaria de alguns outros cursos antes.
Até nesse ponto pra mim as coisas estavam resolvidas e eu feliz com os 4 cursos desse semestre. Só que, depois de uns dias recebi um email do Cnpq informando que eu teria que cancelar o curso de Environmental philosophy porque não era da área de ciência da tecnologia. Fiquei meio chateada porque era a matéria que eu estava mais curiosa pra fazer.

No fim das contas, fiquei com três cursos. Mas não vou dizer APENAS três cursos, porque depois dessa última semana cheguei a conclusão de que eles são mais do que suficientes pra esse primeiro semestre e eu explico por quê.

Em geral, no Canadá não sei se funciona da mesma forma em outros países  as aulas duram no máximo 1h e 15min, se forem duas vezes por semana ou 3hrs sendo uma vez só. O que é uma benção dos céus, porque é quase que impossível a aula ficar monótona ou até mesmo desgastante. Não dá tempo! PORÉM, por conta do pouquinho tempo em sala de aula, nos resta muitaaaaaaaaaaa coisa pra fazer no tempo "livre". Só nesses três cursos eu tenho:

  • 8 Assignments, 
  • Presentations,
  • Quizzes ( questionário surpresa), 
  • Case study analysis,  
  • Profile ( um tipo de banner explicando sistemas gerais de um local específico), 
  • Reflection Journal ( um caso específico dado pela professora que desse ser escrito em forma de trabalho uma vez por semana durante TODO semestre), 
  • Research papaer (minímo de 10 páginas), 
  • Group Project ( que inclui não só a montagem do projeto, mas também a aplicação dele mais um trabalho individual baseado no projeto com 15 páginas), 
  • Mid-term  
  • Final Exam. 
  • Milhões de readings 

tired animated GIF

Fiquei mais cansada ainda só porque listei e percebi o tanto de coisas que ainda tenho  pra fazer. Por isso, não me arrependi nada de estar fazendo três cursos nesse semestre porque tenho assunto pra ler, trabalho pra fazer, filme pra assistir, tudo isso  de segunda à segunda. Fora esse 30 graus negativos diários que aumentam a preguiça em nível supremo. 
Esqueci a parte de que os livros tem um precinho bem caro e em uma das matérias não comprei, mas como o professor deixou um exemplar na livraria, agora lá é minha segundo casa. Como é um livro que está sendo usado por um dos cursos a gente só pode usar por três horas no máximo. Já em outra matéria decidi comprar pela Amazon porque estava mais barato, só que até agora o livro não chegou e já estamos na página 200. Scared Emoticon

Não sei se é porque os semestres são divididos de maneira diferente e ainda no maio de fevereiro tem o winter break ( 1 semana sem aulas), mas eu acho ele meio curto .O que não tem um lado muito positivo porque eu não tenho tempo de enrolar pra fazer as coisas.
To tentando manter o foco e não estudar a la brasileira e terminar trabalhos um dia antes da data final. Vamos ver se eu consigo manter isso até o fim!!
Outra coisa: todos os professores usam bastante o moodle, o que eu adoro, porque é ótimo pra lembrar de tudo que eu preciso fazer caso eu esqueça ou me embole nas datas e também é ótimo porque evita desperdício de papel  Big Grin Emoticon





sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Diário de Viagem: Happy New Year





Antes de qualquer coisa: Feliz 2015 pra todos vocês!!!! E muito obrigada por me acompanharem no blog.


Ano novo canadense 

Depois de pesquisar um pouco na internet e também fazer várias perguntas aqui em casa aprendi uma coisa: O ano novo canadense é bem sem graça Broken Heart Emoticon. Primeiro que, pra muitos parece que é um dia como qualquer outro. Tem gente que vai até no cinema ou fica em casa assistindo TV. Segundo, eles não tem nem metade dos shows pirotécnicos no Brasil hahaahaha. Mesmo que em alguns grandes centros no Canadá exista a queima de fogos, não é aquele negócio monstruoso que dura quase meia hora até que por um lado é ótimo, porque ninguém merece aquele tanto de fogos. 
Sério,  esse comportamento pro Ano Novo é um tanto anormal pra mim. Morando no Rio, o Ano Novo sempre foi algo grandioso, esperado por todos que requer mais preparação e planejamento do que o próprio Natal as vezes.
Algumas pessoas também vão pra pubs ou boates o que sinceramente, eu posso fazer qualquer dia que eu quiser. Vamos lá gente é Ano Novo.


Meu Ano Novo

Já que a maioria dos brasileiros não mora em homestay, isso nos dá a possibilidade de mais festas \o Nos reunimos pra comemorar da nossa forma. Nos encontramos na casa de uma amiga levamos comidas e bebidas e por lá mesmo ficamos.
O mais engraçado foi que nos atrasamos pra contagem regressiva. Quer algo mais brasileiro do que isso minha gente?! Começamos a comer perto das 23:30 e como não parávamos de falar, ninguém prestou atenção na hora. Quando percebemos eram 23:55. Ai todo mundo saiu correndo pra pegar taça, champanhe  e câmera. Depois que todos conseguiram ficar em silêncio pra começar a contagem regressiva já era 00:00. Decidimos filmar e tentamos umas 3 vezes porque o champanhe não estourava de jeito nenhum. Ou seja, tivemos um Ano Novo com um delay de pelo menos 5 minutos. Mas de qualquer forma foi bem legal.


Agradecida por 2014

Nossa! Nem sei por onde começar. Tanta coisa aconteceu nesse ano de 2014. Muito mais do que eu mesma podia imaginar ou planejar. O Ciência Sem Fronteiras apareceu meio que de repente pra mim. Me inscrevi, não com toda aquela convicção de que passaria de primeira ou de quem se preparou bastante pra fazer o Toefl, mas mesmo assim, tento aquela certeza de que as coisas aconteceriam da forma que tinham que ser. Me inscrevi, fui passando nas ''etapas'', tirei o passaporte, porém tudo isso com um pé atrás. No começo não tinha contato pros meus pais sobre esse desejo ou mesmo que eu tinha me inscrito. Não até chegar a época que eu precisava de dinheiro  pra pagar o Toefl Facebook Comments Smiley With Tongue Out. Mentira, foi quando eu tinha 90% de certeza de que daria certo. Até que chegou o dia em que eu conferi a lista dos classificados e li meu nome umas 6382498243 vezes pra ter certeza de tudo. Uma escolha e uma mudança que pode ser um pouco radical pra alguns, mas que com certeza mudará a minha vida acadêmica.
Agradeço por esse 2014 como nunca tinha sido agradecida por um ano antes. Um ano cheio de metas, decisões e o mais importante: ações; Um ano que passou até rápido de certo modo, acho que foi por conta de tanto documento e tanta coisa que tinha que resolver.

Agradeço pela minha família que mesmo tendo ficado com o coração apertadinho por conta da distância assim como o meu, me apoiou. Família que me aponha sempre em qualquer decisão. Tenho certeza que me aponham até se eu decidir participar de uma competição de empilhar carta de baralho. Facebook Heart Symbol
Muito obrigada a todas as pessoas que estiveram envolvidas em umas das partes desse processo trabalhoso, os que me ajudaram com as despesas, que são muitas, pra poder vir pro Canadá e que continuam me ajudam até hoje.
As minha amigas todas lindas, obrigada por estarem feliz pela minha felicidade mesmo que isso signifique 16 meses longes. 16 meses sem me aturar e sentir constrangimento por todas as vergonhas que eu faço vocês passarem. Facebook Kiki Smiley

Pode parecer um pouco prepotente da minha parte, mas não posso mentir. Em muitas coisas o Canadá é melhor que o Brasil. Muuitas coisas mesmoooooo. estrutura da cidade, educação, política, investimento, honestidade e vou ficar aqui até amanhã mencionando. Mas se tem uma coisa que minha cidade maravilhosa ganha em disparado é o calor que as pessoas transmitem num abraço, num sorriso, numa risada desinibida e frouxa. Disso eu sinto muitaaaa falta.

Contagem regressiva: 1 ano de muitos acontecimentos. Um 2015 único pra todos nós.




Rabanada de Nutella no ano novo porque sim! 




Maria presente na festa mesmo não estando presente