quinta-feira, 2 de julho de 2015

Dica: Bolsista da Tia Dilma X Transporte






Oi gente, como estão vocês?

Resolvi fazer um poste sobre o assunto transporte, que apesar de parecer meio bobo, sei que muita gente se enrola um pouco com isso e, a experiência do intercambio que era pra ser algo sensacional acaba ficando cansativa e massante devido o tempo em que o bolsista gasta no trajeto faculdade casa.

Pois bem, pra você que mora na residência da universidade é certo que não enfrentar muitos problemas porque na maioria das vezes a faculdade está localizada nos centros aqui no Canadá. Mas, pro intercambista que vai alugar casa ou morar em homestay não foque somente no preço do local que vai morar porque sei que todo mundo quer guardar dinheiro pra viajar hahahhaa.  No fim das contas, se você morar distante da facul, mesmo que por um preço barato, mas precisar pegar ônibus, metrô ou sei lá mais o que todos os dias é certo que não vai valer a penas, além ser bastante desgastante. Pessoas como eu que precisam pegar dois ônibus e enfrentar de 2 a 3 horas de trânsito no Brasil me entendem. 


Pontos que devem ser conversados antes de fechar com home stay

Acho que é mais do que necessário checar com a família que você pretende morar se eles vão te dar carona ou não, porque existem homestays que não levam o bolsista pra faculdade nem no inverno. Não que seja obrigação deles, por isso lembre de confirmar. Até porque dependendo da distância vai ficar impossível caminhar pra universidade durante o inverno. Em 20 graus negativos não há alma que aguente.


Pra quem vai alugar casa

Sei que é um pouco difícil e bem concorrido conseguir uma casa perto da faculdade ou que esteja perto de mercado, restaurante, farmácia e etc por um preço barato. Mas tem horas que não tem como conciliar preço baixo com praticidade. Também é bem legal checar antes se sua futura moradia fica próxima de um ponto de ônibus e os horários do mesmo, caso não consiga morar perto da universidade.

----------

Antes de vir pro Canadá não conseguia imaginar por exemplo, como era a sensação de experimentar 15 graus negativos. Mesmo nunca tendo passado por isso antes achava que não era tão hard, mas gente, sério é muitoooooooooooo frio e quando venta ainda por cima dá vontade de chorar de dor não to exagerando.
Por isso, se você vai para um país que neve o tópico distância x transporte deve ser o primeiro da sua lista sem exageros. Já ouvi várias histórias de estudantes que moram na faculdade e não aguentam caminha dos dormitórios pros prédios ou as vezes ficam trancados quando tem uma snowstorm. Imagina quem mora longe e tem que andar. Fora que não é nada bom pra nós intercambistas faltarmos aula cada vez que estiver frio até porque as aulas são no inverno e tem duração de 4 meses. 


Transporte em Charlottetown

Existe uma frota de ônibus, que nem sei se posso chamar de frota, porque devem ser uns 10 ônibus hsuahsuahusa, que funciona de segunda à sábado, mas não é estilo Brasil com ônibus passando por minuto. O que só faz o caminho da avenida que fica a universidade passa de 15 em 15 minutos e os que fazem outro caminho, dependendo do período do dia rodam de 1 em 1 hora ou 30 em 30 min. Para universitários o transporte é inteiramente free. Basta apresentar a carteirinha da facul na entrada, o que é uma benção!!!.
Uma curiosidade é que além de não existir cobrador, quando você entra no bus tudo o que você vê é uma caixinha pra colocar o dinheiro que o motorista nem confere. Na primeira vez que entrei dei o dinheiro pro motorista e ele fiou me olhando sem entender nada. Os assentos são de praça. Até hoje não sei bem porque, mas enfim, questão de estilo.
Inusitado: Já presenciei algumas vezes motoristas mudando de rota e saindo do ponto final mais cedo pra levar passageiros perdidos, na maioria das vezes estrangeiros, pra onde eles precisavam ir, mas não sabiam como chegar e também não era a rota do ônibus. Fofooooooooooos
Obs.: e não teve uma alma no bus que reclamou ou fez cara feia.
Eles também tem walk toques pra se comunicar entre si e o que eu também já vi foi alguém pegar o ônibus errado, então os motoristas falaram entre si, e quanto os ônibus se cruzaram em um local pararam no meio da estrada pra que a pessoa pudesse trocar! Não me canso do amor dessa cidade


No meu caso

Moro à uns 20min de caminhada da UPEI. Como cheguei em agosto o clima ainda estava bom pra andar sem problemas. Depois de umas semanas comecei a ir de bicicleta se não usar capacete a multa é de 350 dólares!   Quando começou a esfriar percebi que o ponto de ônibus é exatamente na frente da minha casa, então pesquisei o trajeto e horários dos ônibus e uso sem problemas. Como ainda não está nevando de verdade estou super bem com o transporte e tudo mais. Minha hostfamily combinou que nas aulas do segundo semestre (Janeiro) eles me levarão e buscarão por conta da temperatura.



Então é isso gente, não esquece que mesmo parecendo uma preocupação boba o transporte é parte essencial e que por conta de mal planejamento, no final das contas a decisão pode acabar pesando no bolso e seu intercambio te dar uma dor de cabeça e não ser tão prazeroso como deveria


2 comentários:

  1. Olá Nathalia tudo bem? Quem me indicou vc foi a Cristianne Dantas, Primeiramente desculpe o incomodo, mais meu esposo e eu estamos procurando brasileiros que possam nos ajudar com informações rs! Estamos indo para Charlottetown,e estamos um pouco preocupados rs, meu esposo e eu iremos para lá em poucos meses, eu irei fazer um college a Hollange College de Early Childhood Care and Education e ele irá trabalhar, só que ele não tem inglês e precisamos trabalhar para nos sustentarmos aí né rs! Você sabe me dizer qual é a área de trabalho com mais demanda aí? Estamos dispostos a trabalhar com qualquer coisa no início, lavando prato, limpando igrejas ou restaurantes, enfim isso sabe, vc sade dizer se é dificil conseguir? E quanto a lojas de conveniências eu só encontrei o Walmart, tem outras? Li algumas postagens suas e vc parece estar super contente em morar aí por esse período, fiquei mais aliviada, pois estamos procurando um college para imigrarmos depois e não queríamos nada como vancouver nem toronto primeiro porque os colleges lá são bem mais caros e segundo porque somos do interior do Rio, então queremos manter nossa paz, queria lhe perguntar também sobre custo de vida aí? aluguel de casa/basement, se vc conhece alguém que busque no aeroporto, estamos com medo do novo rs! Mais Deus ampara não é mesmo? Olha desculpe realmente te incomodar, caso você saiba informar, existem mais brasileiros morando em Charlottetown? até agora não achamos nenhum para nos dar uma luz rs! Obrigada, Deus abençoe te abençoe cada vez mais! Sucesso! Meu email é rhuannaandrade@hotmail.com BEEEIJOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rhuanna!

      Quanto a empregos eu nao sei te informar muito bem, pois como bolsista do Csf eu nao posso trabalhar, entao nunca procurei sobre, mas eu posso pesquisar isso e te falo sim.
      A outra loja que tinha aqui antes, a alguns meses atras era a target, mas fechou :(
      Principalmente durante o verao a demanda de empregos e bem grande nas mais diversas areas, mas como ja disse, nao tenhoi grande conhecimento sobre isso.
      Vou tentar descobrir ainda essa semana e te respondo direitinho!

      Excluir