Oi gente!!
Espero que todos tenham passado um ótimo Natal esse ano.
Sobre o meu Natal: Superou qualquer expectativa que eu tive pra esse ano com certeza.
A primeira coisa bem legal que aconteceu foi que na faculdade estão sendo promovidos vários eventos, principalmente para os alunos que moram em residência e não vão pra casa passar as férias com a família e também não vão viajar. É uma ótima inciativa da UPEI porque é uma época de muitas festividades e os estudantes podem sentir ainda mais homesick por conta disso. Enfim, todos os estudantes foram convidados no dia 22 para o jantar de Natal na casa de uma professora da faculdade. Ela realiza esse jantar a 6 anos, então já virou meio que uma tradição.
Quase todos os brasileiros foram e tinham em torno de umas 30 pessoas ou mais. Foi bem legal poder conhecer mais pessoas e também achei bem interessante o jantar, até porque o Natal é algo mais família e amigos próximos. A CBC news estava lá, fez algumas entrevistas e aparecemos na Tv também.

Agora a parte mais legal foi que o Papai-Noel apareceu lá!!!!!!!!

O dia 26 de Dezembro é chamando de "boxing day" que é o dia em que todos sentam ao redor da árvore de Natal e abrem seus presentes. Estava um pouco triste nesse dia, porque senti saudades de casa,sempre passamos o Natal juntos e querendo ou não é algo familiar. Quando pensei que iria me sentir meio deslocada eis que minha host mother aparece me chamando pra me juntar à família e abrir os presentes com eles. O que eu não imaginava era que iria ganhar presentes também!


No geral, pude perceber que mesmo pras pessoas que não são religiosas, o Natal para os canadenses é algo de bastante tradição. Desde a montagem da árvore de Natal, onde todos da família precisão estar presentes até o jantar no dia 25. Aqui em casa todos os enfeites são guardados em caixas separadas, uma caixa pra cada filho, com cada enfeite em sua caixinha dizendo quem deu e o ano. Eles fazem isso pra quando os filhos se casarem levarem suas próprias caixas pras suas novas casas e já terem enfeites pro primeiro Natal com algum significado.

Em alguns lugares da ilha existem até competições de casas decoradas para o Natal. Todos os restaurantes, lojas, mercados se preparam para o Natal colocando enfeites, mudando as cores das placas pra cores natalinas e tudo mais que você possam imaginar.
A única coisa que me deixou um pouco frustrada foi que no dia 25 fizeram 12 graus. Pensei que passaria um Natal estilo filme: Sentada entre a lareira e a árvore de Natal tomando um chocolate quente, enquanto veria a neve caindo na janela. Não foi dessa fez infelizmente. Mas de qualquer forma valeu a experiência, eu adorei passar o Natal com minha host family e adorei o fato de que eles tentaram fazer tudo pra que eu me sentisse em casa o máximo possível.
Obs.: O boxing day também é o dia em que todas as lojas fazem mega descontos, ou seja, você não pode perder a oportunidade de ir as compras!!! É tipo um BlackFriday só que as promoções são ainda melhores e principalmente pra eletrônicos. Ou seja, se você realmente quer comprar algum eletrônico meu conselho é esperar pelo BoxingDay ( que não é só no Canadá). Mas se for algum produto novo ou que muitas pessoas pretendem comprar, provavelmente você precisará madrugar na fila porque eles acabam bem rápido e a maioria dos canadenses também se panejam pra ir as compras nesse dia.
