sábado, 27 de dezembro de 2014

Diário de Viagem: Merry Christmas








Oi gente!!
Espero que todos tenham passado um ótimo Natal esse ano.


Sobre o meu Natal: Superou qualquer expectativa que eu tive pra esse ano com certeza.

A primeira coisa bem legal que aconteceu foi que na faculdade estão sendo promovidos vários eventos, principalmente para os alunos que moram em residência e não vão pra casa passar as férias com a família e também não vão viajar. É uma ótima inciativa da UPEI porque é uma época de muitas festividades e os estudantes podem sentir ainda mais homesick por conta disso. Enfim, todos os estudantes foram convidados no dia 22 para o jantar de Natal na casa de uma professora da faculdade. Ela realiza esse jantar a 6 anos, então já virou meio que uma tradição.
Quase todos os brasileiros foram e tinham em torno de umas 30 pessoas ou mais. Foi bem legal poder conhecer mais pessoas e também achei bem interessante o jantar, até porque o Natal é algo mais família e amigos próximos. A CBC news estava lá, fez algumas entrevistas e aparecemos na Tv também. Facebook Sunglasses Smiley
Agora a parte mais legal foi que o Papai-Noel apareceu lá!!!!!!!! Santa Claus Emoticon Levou presentes pra todos e falou com cada um hahahahha fofo.  No final do jantar, é claro, que nós brasileiros fomos conhecidos como o pessoal que alegrou e fez barulho na festa.  Sério, depois percebi que se não estivéssemos lá seria um jantar bem quieto e comportado.  No final das contas trocamos até receitas com a dona da casa, porque ela faz uma sobremesa sem explicação.  Ainda tenho sonhos com aquele chocolate derretendo na minha boca.


Já aqui em casa foi a parte mais surpreendente de todas. Os canadenses não comemoram o Natal da mesma forma que a gente, digo na questão de ter a ceia à meia-noite, o que a maioria dos brasileiros faz. O Natal só é realmente comemorado no dia 25 com um jantar no horário normal de jantar, nada de meia noite. Pois bem, tivemos o jantar, convidei meus amigos e a minha host family chamou algumas pessoas além de familiares. Foi bem divertido, ficamos até de madrugada conversando, rindo e é claro comendo. No final da noite cantamos e tocamos todos juntos uma música natalina que o meu host father escreveu à alguns anos atrás pra um concurso cultural.
O dia 26 de Dezembro é chamando de "boxing day" que é o dia em que todos sentam ao redor da árvore de Natal e abrem seus presentes. Estava um pouco triste nesse dia, porque senti saudades de casa,sempre passamos o Natal juntos e querendo ou não é algo familiar. Quando pensei que iria me sentir meio deslocada eis que minha host mother aparece me chamando pra me juntar à família e abrir os presentes com eles. O que eu não imaginava era que iria ganhar presentes também! Christmas Tree Emoticon Present emoticon. Cada um deles me deu algo, além do próprio Santa, é claro. Tinha até uma meia na lareira pra mim e com meus presentes dentro. Fiquei tão feliz, não porque ganhei presentes, mas por perceber o quanto eles se preocuparam em me acolher e fazer com que essa data não passasse em branco pra mim.

No geral, pude perceber que mesmo pras pessoas que não são religiosas, o Natal para os canadenses é algo de bastante tradição. Desde a montagem da árvore de Natal, onde todos da família precisão estar presentes até o jantar no dia 25. Aqui em casa todos os enfeites são guardados em caixas separadas, uma caixa pra cada filho, com cada enfeite em sua caixinha dizendo quem deu e o ano. Eles fazem isso pra quando os filhos se casarem levarem suas próprias caixas pras suas novas casas e já terem enfeites pro primeiro Natal com algum significado.Facebook Curly Lips  Quero fazer isso também. 
Em alguns lugares da ilha existem até competições de casas decoradas para o Natal. Todos os restaurantes, lojas, mercados se preparam para o Natal colocando enfeites, mudando as cores das placas pra cores natalinas e tudo mais que você possam imaginar.

A única coisa que me deixou um pouco frustrada foi que no dia 25 fizeram 12 graus. Pensei que passaria um Natal estilo filme: Sentada entre a lareira e a árvore de Natal tomando um chocolate quente, enquanto veria a neve caindo na janela. Não foi dessa fez infelizmente. Mas de qualquer forma valeu a experiência, eu adorei passar o Natal com minha host family e adorei o fato de que eles tentaram fazer tudo pra que eu me sentisse em casa o máximo possível.


Obs.: O boxing day também é o dia em que todas as lojas fazem mega descontos, ou seja, você não pode perder a oportunidade de ir as compras!!! É tipo um BlackFriday só que as promoções são ainda melhores e principalmente pra eletrônicos. Ou seja, se você realmente quer comprar algum eletrônico meu conselho é esperar pelo BoxingDay ( que não é só no Canadá). Mas se for algum produto novo ou que muitas pessoas pretendem comprar, provavelmente você precisará madrugar na fila porque eles acabam bem rápido e a maioria dos canadenses também se panejam pra ir as compras nesse dia.











terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um pouco sobre University of Prince Edward Island










Aaaaaaaah, a universidade!!

Por que eu escolhei UPEI? Primeiro porque era a universidade que tinha quase que exatamente o mesmo curso que eu faço no Brasil, então a grade curricular é bem parecida. E segundo porque eu decidi que estudaria numa cidade pequena já que eu falo muito, então se eu encontrasse um monte de brasileiro, como é comum nos grandes centros eu não ia parar de falar português. 

Sempre que me perguntavam aqui na cidade o que eu vim fazer ou o que eu estava estudando e eu respondia que estudava na University of Prince Edward Island as pessoas ficam bem empolgadas e só faltavam me colocar num pedestal, mas eu não sabia bem porque, mas depois de um tempo fui entender e  agora vou compartilhar com vocês.

Bem nas primeiras semanas deu pra perceber que universidade é muito bem organizada e estruturada. Começando pela parte de que se for preciso eles vão até o aeroporto buscar um estudante e o recebem com um acolhimento bem legal o que eu já acho bem fofo e atencioso; Eles fazem um tour para os alunos novos não ficarem perdidos quando começarem as aulas mostrando cada cantinho da faculdade; Durante todo o período rolam muitas atividades pra que os alunos possam descontrair, relaxar um pouco e esquecer por pelo menos algumas horas a pilha de livros, trabalhos e etc; Tanto o suporte pra alunos internacionais quanto para os da ilha é bem grande. Existem diversos grupos de estudo, apoio, reforços e tudo mais que você possa imaginar.

Em relação ao tamanho, UPEI não tem nem  metade do tamanho da minha faculdade no Brasil, mas com certeza isso não quer dizer muita coisa. Mesmo não sendo tão grande em dimensões essa faculdade é bem visada pelos estudantes de veterinária, por exemplo. Por conta dos equipamentos, programas de pesquisas, investimentos e tudo mais, várias pessoas do mundo inteiro procuram a UPEI pra fazer esse curso, que na verdade funciona meio que como uma pós graduação aqui.

Mas voltando, o tamanho não é nada negativo. Na verdade é até um ponto positivo. Como dificilmente as turmas são cheias - com isso eu quero dizer mais de 40, 50 alunos-, então os professores são bem atenciosos com todos e sabem como lidar com estudantes estrangeiros, o que dependendo do lugar pode se tornar um trauma pro aluno quando a faculdade não tem professores treinados para. Além disso, as aulas são recheadas de visitas à campo dependendo do curso, é claro, o que ajuda na hora de entender a matéria e como tudo funciona. E o melhor de tudo é que é impossível você ficar mais que duas horas em sala. O que é normal nas faculdades brasileiras, onde as vezes a gente chega a ficar quase quatro horas numa mesma aula. Ninguém consegue assimilar mais nada, quando você percebe está pensando em Unicórnios e nem o professor ta aguentando mais.  Isso é bem legal porque a aula não se torna massante, mas em compensação sobram exercícios pra fazer depois das aulas.

Agora a parte mais legal e mais linda e mais mais.
A biblioteca. Sim, a biblioteca.  UPEI tem uma biblioteca linda e bem grande que funciona inclusive aos finais de semana ( isso sim é extraordinário). Com salas de estudos divididas por cores, onde cada cor significa, digamos que a intensidade do seu silêncio ahahahaha. Mais de 20 Computadores da MAC e preparem-se agora:
Você pode pegar um Macbook emprestado quando a biblioteca fecha e devolver depois!!!

Essa foi minha reação ao entrar na biblioteca pela primeira vez:

                                            shocked animated GIF

Não posso esquecer dos esportes.

Impossível não se apaixonar pela MacLauchlan Arena. Como boa amante de esportes que sou, quando entrei pela primeira vez nesse prédio tive um mini infarto de felicidade. A estrutura é algo de outro mundo, e o mais importante: tudo inteiramente free para estudantes. Só pra vocês entenderem um pouco da minha felicidade: Na parte externa tem o campo de futebol e de futebol americano, mais a pista de corrida. No complexo Cari tem três quadras de basquete, duas quadras de Hockey (usadas pra patinar também), uma piscina olímpica ( e ainda tem jacuzzi), duas quadras de squash, uma de racquetball, praça de alimentação subway te amo e uma academia com todos os equipamentos básicos e não tão básicos assim. Tudo isso em perfeito estado e de primeira geração. Além disso, os atletas da faculdade tem um espaço só deles onde contam com fisioterapeutas. É demais pro meu coração de atleta!!!
O que mais me deixa animada nessa parte é que UPEI incentiva demais o esporte e mesmo pra aqueles que não são atletas, a todo momentos a universidade promove recreações, gincanas e tudo mais em prol da saúde. Sem contar que os moradores de PEI também podem usar o complexo apenas pagando uma pequena taxa



Alguns dados


Prince Edward Island é uma universidade pública de artes liberais em Charlottetown,, Canadá, e a única universidade na província fundado em 1969.
As quatro faculdades ( artes, educação, ciência e medicina veterinária) e as duas escolas ( de negócios e enfermagem) de UPEI oferecem uma extensa gama de programas dentro de cerca de 4.400 cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. Lar de várias cadeiras academicas como por exemplo: Canada Excellence Research Chair in Aquatic Epidemiology, UPEI oferece aos seus alunos o acesso a mais de 1.100 professores e pesquisadores na sua equipe.
A Faculdade de Medicina Veterinária é o lar da "The Atlantic Veterinary College", um instituto de pesquisa líder conhecido em todo o mundo por seus pesquisadores de classe mundial e espírito altamente colaborativo.
A UPEI administra mais de $18 milhões em despesas voltadas para pesquisas. Os campus de biociências e pesquisa da saúde são usados por pesquisadores da UPEI, National Research Council (Canada), and Agriculture e Agri-Foods Canada.
 Em 2014, estudantes internacionais de mais de 60 países compreendem 15 por cento do total de matrículas da Universidade.
O campus é composto por 28 prédios acadêmicos, de administração, residencial e de desporto. O campus também abriga o "Institute of the National Research Council for Nutrisciences and Health" no Regis and Joan Duffy Research Centre.


Retirado de: http://home.upei.ca/




Main building





quadrangle



Residências



Mascote
















Academia


terça-feira, 9 de dezembro de 2014

DIário de Viagem: Host family, halloween, festas aleatórias, banda brasileira





Oi gente!!! Como estão todos?


Dessa vez eu estou falando sério sobre postar com mais frequência. Principalmente agora que estou de férias até janeiro :)

Esse post é meio sobre coisas aleatórias e momentos bem felizes que estou vivendo em PEI.

Acho que já tinha comentado pelo menos um pouquinho sobre a minha host family, mas foi algo bem rápido, então agora vou explicar um pouco mais.
Quando ainda estava no Brasil a única certeza que eu tinha era que queria morar numa casa de família. Primeiro porque as residências na universidades são bem mais caras e segundo, porque eu não tinha noção de como era a cidade e queria pelo menos um pouco de ajuda nas primeiras semanas, mas o problema era que não sabia por onde começar a procura. Mas, assim que eu recebi a carta da faculdade, junto veio um guia de ajuda e alguns sites de procura confiáveis pela própria UPEI onde eu podia procurar por uma família. Porém, como uma brasileira desconfiada que sou queria algum tipo de referência ou algo mais que pudesse me deixar tranquila em relação a minha escolha. Então, caçando uns grupos no facebook encontrei o Marcelo chato demais por sinal que me deu o e-mail da host mother dele pra que ela me ajudasse a encontrar uma família e não podia ter acontecido de um jeito melhor.

 Ela me deu o e-mail da família em que eu moro hoje e trocamos milhares de mensagens tenho consciência de que enchi muito o saco e fiz 43276482642 perguntas,  mas todas as respostas foram muito atenciosas e foi então que eu escolhi minha host family. Resumindo, não poderia ter sido melhor a minha escolha. No total somos seis aqui na casa, os pais, a menina mais velha que também estuda na UPEI e os dois meninos. Fizeram logo com que eu me sentisse em casa e hoje conversamos por horas, brincamos, rimos demais, fazemos piada. Enfim, estou bem confortável aqui. No começo já vim com a ideia de que uns meses depois iria me mudar e dividir apartamento com alguém, mas depois desses três meses percebi que minha ideia não vai se concretizar porque eu to adorando aqui!

Sobre o Halloween

Não vamos entrar na questão de que eu estou falando dobre o Halloween quase dois meses depois da festa ok hahhahaha
O Halloween é uma festa bem típica na América do Norte e não é diferente por aqui. Apesar de Charlottetown ser bem pequena em relação a outras províncias todo mundo entra na vibe da festa e as casas são mega decoradas e as lojas ficam lotadas de artigos pra ornamentação e tudo mais. Tentei comprar o ingresso pra ir numa festa num Pub aqui perto de casa, mas não tinha noção de que esgotaria tão rápido e fique sem . Mas nem me arrependo, porque aqui em casa fizeram uma festa e Nossaaaaaa! Nunca me diverti tanto na minha vida. Todos estavam caracterizados das fantasias mais criativas possíveis e só sei que no final todo mundo foi pra sala e ficamos até de madrugada tocando violão e cantando Beattles.

Festas aleatórias e Banda Brasileira

No final de Novembro minha host mother decidiu que queria fazer um jantar só para os brasileiros e que ela iria cozinhar tudo e que o jantar seria uma surpresa fofa demais.  A princípio a ideia era jantar, só que como tudo que envolve brasileiro, acabou virando uma festa muito doida hahahahhaahaha. Calma ai. Eu disse agora pouco que nunca tinha me divertido tanto. Retiro o que disse que coloco bem aqui: eu nunca me diverti tanto. Ela convidou algumas outras pessoas e eu também. Juntamos todo mundo, fizemos uma banda e durante três horas cantamos e ensinamos os canadenses sucessos que vão desde É o tchan até os raimundos. Só sei que amanheci dormindo no chão porque roubaram a minha cama o.O



Algumas fotos sobre essa bagunça toda que rolou aqui:


  • Halloween 

basement e a coleção de latas de cerveja
Harry Potter, crazy hatter , queen of hearts

Decoração fofa






creepy








  •  Jantar para os brasileiros, mas cheio de canadense e até árabe 

Todo mundo reunido antes do jantar 

Música ao vivo 




                                                 




Mostrando meus dotes
A Cris e eu :)
















Espero que tenham curtido mais um pouquinho da minha experiência que está sendo incrível aqui no Canadá!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Diário de Viagem: Fim do primeiro Semestre





Se eu tenho certeza de uma coisa é de que esse final de ano veio de jatinho, porque olha, como passou rápido!!! Já estamos quase no Natal e meu período já acabou Facebook Cry Emoticon

O período que vai de Setembro à Dezembro é o primeiro período aqui e o segundo vai de Janeiro à Maio.

Resumindo esse período na faculdade: beeeeeeeeeem relax. Nesses quatro meses fiz apenas EPA       (English Academic Preparation). Que é bem tranquilo, inclusive pedi pra mudar de turma e ir para um nível acima do que eu estava.
OBS: pelo menos aqui em UPEI a coordenação foi bastante flexível quanto a isso, conversamos bastante e como eu tinha certeza de que queria mudar eles deixaram, e sobre minha responsabilidade. Tenho certeza de que foi a melhor coisa que eu fiz, aprendi bastante coisa mesmo, inclusive na parte de writing que é BEM DIFERENTE da forma como escrevemos no Brasil. E como eu não sabia a estrutura correta das redações e trabalhos canadense acabei bombando na primeira tentativa e precisando fazer o inglês.

No total fiz quatro matérias que incluíam reading, writing e communication. Elas são meio que um pacote, porque na verdade eu não precisava muito de communication não, mas tive que fazer. Porém, tudo que vem é lucro pra acrescentar na bagagem do inglês, então foi ótimo.
Durante esses meses tive trabalhos, apresentações, essays, testes... até chegar nas provas finais que só vou saber o resultado semana que vem. Facebook Confused Smiley
A prova de reading e communication foram bem tranquilas. A ansiedade toda tá no writing porque é a que eles mais exigem, é claro, e a matéria em que a correção é a mais rigorosa de todas. Mas, se tem uma coisa que me deixou mais calma foi que o tema do essay final foi sobre a minha área: environmental science Facebook Kiki Smiley. Quando eu li a pergunta quase soltei fomos, sambei, corri pela sala. Estou bem confiante e acreditando que tudo vai dar certo. Cruzem os dedos por mim.  

Como esse semestre foi bem calmo tenho que dizer que nunca sai tanto num semestre acadêmico hahahahaa. Me diverti demais saindo com os brasileiros ou dando festas em casa ( sim minha host family é perfeita, não invejem Facebook Sunglasses Smiley). Thanks giving, halloween , bdays, festas sem motivo e nem lembro mais o que já aconteceu aqui.

Como vou ficar quase um mês sem faculdade estou lendo artigos, trabalhos, reportagens e tudo mais que encontrar na minha área,em inglês pra me habituar com as palavras e a forma de escrita, porque to meio que nervosa pro começo do próximo semestre. Uma coisa legal em UPEI é que nas primeiras duas semanas de aula a gente pode largar e entrar em outras matérias caso a gente não goste ou ache que não vai conseguir, então isso me deixa mais aliviada.





   E a neve    
excited animated GIF


Há umas duas semanas atrás começou a nevar de verdade ( porque das outras vezes tinha sido bem pouco) e eu nem sei como explicar minha reação pra vocês . No começo a única coisa que sabia fazer era ficar olhando da janela com os olhinhos brilhando. Quando saí pela primeira vez na neve deu vontade de me jogar e sair rolando nela. Inclusive eu fiz isso kkkkk. Até tivemos um dia de aula que foi cancelado por conta da neve. Enfim, é uma emoção misturada com alma de criança e muito mais. Fiz anjinho de neve Facebook Curly Lips e agora to esperando nevar mais forte pra eu fazer um boneco.



UPEI promove bastante encontros e festas pra estudantes internacionais se sentirem mais confortáveis e conhecerem mais pessoas. Semana passada tivemos um Potluck, e é claro, a brasileirada teve que fazer bagunça. Fizemos brigadeiro e dançamos totalmente caracterizados de Brasil; foi bem divertido.
 E na última segunda tivemos o encerramento do EAP course. E gente, sem  mentira nenhuma, tinha um coral cantando músicas natalinas enquanto tomávamos chocolate quente e confeitávamos gingerbread!!!!!! Isso é muito cena de filme


happy animated GIF

É isso gente, não tem pessoa mais animada e nervosa do que eu esperando pro próximo semestre e pra passar o Natal com neve caindo pela janela enquanto temos a ceia.

christmas animated GIF



PS: já percebi que os canadenses levam bem a sério decorações pro Natal, porque tem cada casa mais bonita do que a outra!!!!


Pra terminar esse post, essas são minhas primeiras fotos da cidade depois de uma semana de neve. Espero que gostem: