terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Um pouco sobre University of Prince Edward Island










Aaaaaaaah, a universidade!!

Por que eu escolhei UPEI? Primeiro porque era a universidade que tinha quase que exatamente o mesmo curso que eu faço no Brasil, então a grade curricular é bem parecida. E segundo porque eu decidi que estudaria numa cidade pequena já que eu falo muito, então se eu encontrasse um monte de brasileiro, como é comum nos grandes centros eu não ia parar de falar português. 

Sempre que me perguntavam aqui na cidade o que eu vim fazer ou o que eu estava estudando e eu respondia que estudava na University of Prince Edward Island as pessoas ficam bem empolgadas e só faltavam me colocar num pedestal, mas eu não sabia bem porque, mas depois de um tempo fui entender e  agora vou compartilhar com vocês.

Bem nas primeiras semanas deu pra perceber que universidade é muito bem organizada e estruturada. Começando pela parte de que se for preciso eles vão até o aeroporto buscar um estudante e o recebem com um acolhimento bem legal o que eu já acho bem fofo e atencioso; Eles fazem um tour para os alunos novos não ficarem perdidos quando começarem as aulas mostrando cada cantinho da faculdade; Durante todo o período rolam muitas atividades pra que os alunos possam descontrair, relaxar um pouco e esquecer por pelo menos algumas horas a pilha de livros, trabalhos e etc; Tanto o suporte pra alunos internacionais quanto para os da ilha é bem grande. Existem diversos grupos de estudo, apoio, reforços e tudo mais que você possa imaginar.

Em relação ao tamanho, UPEI não tem nem  metade do tamanho da minha faculdade no Brasil, mas com certeza isso não quer dizer muita coisa. Mesmo não sendo tão grande em dimensões essa faculdade é bem visada pelos estudantes de veterinária, por exemplo. Por conta dos equipamentos, programas de pesquisas, investimentos e tudo mais, várias pessoas do mundo inteiro procuram a UPEI pra fazer esse curso, que na verdade funciona meio que como uma pós graduação aqui.

Mas voltando, o tamanho não é nada negativo. Na verdade é até um ponto positivo. Como dificilmente as turmas são cheias - com isso eu quero dizer mais de 40, 50 alunos-, então os professores são bem atenciosos com todos e sabem como lidar com estudantes estrangeiros, o que dependendo do lugar pode se tornar um trauma pro aluno quando a faculdade não tem professores treinados para. Além disso, as aulas são recheadas de visitas à campo dependendo do curso, é claro, o que ajuda na hora de entender a matéria e como tudo funciona. E o melhor de tudo é que é impossível você ficar mais que duas horas em sala. O que é normal nas faculdades brasileiras, onde as vezes a gente chega a ficar quase quatro horas numa mesma aula. Ninguém consegue assimilar mais nada, quando você percebe está pensando em Unicórnios e nem o professor ta aguentando mais.  Isso é bem legal porque a aula não se torna massante, mas em compensação sobram exercícios pra fazer depois das aulas.

Agora a parte mais legal e mais linda e mais mais.
A biblioteca. Sim, a biblioteca.  UPEI tem uma biblioteca linda e bem grande que funciona inclusive aos finais de semana ( isso sim é extraordinário). Com salas de estudos divididas por cores, onde cada cor significa, digamos que a intensidade do seu silêncio ahahahaha. Mais de 20 Computadores da MAC e preparem-se agora:
Você pode pegar um Macbook emprestado quando a biblioteca fecha e devolver depois!!!

Essa foi minha reação ao entrar na biblioteca pela primeira vez:

                                            shocked animated GIF

Não posso esquecer dos esportes.

Impossível não se apaixonar pela MacLauchlan Arena. Como boa amante de esportes que sou, quando entrei pela primeira vez nesse prédio tive um mini infarto de felicidade. A estrutura é algo de outro mundo, e o mais importante: tudo inteiramente free para estudantes. Só pra vocês entenderem um pouco da minha felicidade: Na parte externa tem o campo de futebol e de futebol americano, mais a pista de corrida. No complexo Cari tem três quadras de basquete, duas quadras de Hockey (usadas pra patinar também), uma piscina olímpica ( e ainda tem jacuzzi), duas quadras de squash, uma de racquetball, praça de alimentação subway te amo e uma academia com todos os equipamentos básicos e não tão básicos assim. Tudo isso em perfeito estado e de primeira geração. Além disso, os atletas da faculdade tem um espaço só deles onde contam com fisioterapeutas. É demais pro meu coração de atleta!!!
O que mais me deixa animada nessa parte é que UPEI incentiva demais o esporte e mesmo pra aqueles que não são atletas, a todo momentos a universidade promove recreações, gincanas e tudo mais em prol da saúde. Sem contar que os moradores de PEI também podem usar o complexo apenas pagando uma pequena taxa



Alguns dados


Prince Edward Island é uma universidade pública de artes liberais em Charlottetown,, Canadá, e a única universidade na província fundado em 1969.
As quatro faculdades ( artes, educação, ciência e medicina veterinária) e as duas escolas ( de negócios e enfermagem) de UPEI oferecem uma extensa gama de programas dentro de cerca de 4.400 cursos de graduação, pós-graduação e doutorado. Lar de várias cadeiras academicas como por exemplo: Canada Excellence Research Chair in Aquatic Epidemiology, UPEI oferece aos seus alunos o acesso a mais de 1.100 professores e pesquisadores na sua equipe.
A Faculdade de Medicina Veterinária é o lar da "The Atlantic Veterinary College", um instituto de pesquisa líder conhecido em todo o mundo por seus pesquisadores de classe mundial e espírito altamente colaborativo.
A UPEI administra mais de $18 milhões em despesas voltadas para pesquisas. Os campus de biociências e pesquisa da saúde são usados por pesquisadores da UPEI, National Research Council (Canada), and Agriculture e Agri-Foods Canada.
 Em 2014, estudantes internacionais de mais de 60 países compreendem 15 por cento do total de matrículas da Universidade.
O campus é composto por 28 prédios acadêmicos, de administração, residencial e de desporto. O campus também abriga o "Institute of the National Research Council for Nutrisciences and Health" no Regis and Joan Duffy Research Centre.


Retirado de: http://home.upei.ca/




Main building





quadrangle



Residências



Mascote
















Academia


Nenhum comentário:

Postar um comentário